terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Vaisnava Dharma


O Vaisnava Dharma é o princípio religioso original?

"O Vaisnava Dharma é o princípio religioso supremo, o dever ocupacional primordial de todas as entidades vivas.
Todas as outras formas de sistema religioso suportam o Vaisnava Dharma ou pervertem-no.
Quando estes sistemas religiosos suportam o Vaisnava Dharma, uma classe de transcendentalistas aceitam-nos, quando são pervertidos, eles são completamente rejeitados."
(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

Existe um hibridismo religioso na história do Vaisnava Dharma(o Senhor Caitanya Mahaprabhu aceitou diferentes pontos filosóficos das diferentes Sampradayas), ou seja, não existe somente um único sistema religioso.
Aqui Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica que todos os sistemas de religião que existem, ou suportam o Vaisnava Dharma ou pervertem-no.

Porém, quando consideramos que o sistema que praticamos é o "único", desenvolvemos uma mentalidade religiosa egocentrica e fanática.

A seguir uma declaração muito interessante do Dalai Lama:
"A relação doentia dos indivíduos com a sua fé, juntamente com a ignorância, são os factores que mais contribuem para a desarmonia religiosa.
Em vez de empregarmos os ensinamentos religiosos na nossa vida privada usamo-los para reforçar as nossas atitudes centradas no eu.
Relacionamo-nos com a religião como se fosse uma posse ou uma marca que nos distingue dos outros.
É errado.
Quando pensamos assim, em vez de utilizarmos o néctar da religião para purificar o veneno dos nossos corações, corremos o risco de usar estes elementos negativos para envenenar o néctar da religião.
Além disso, se nós, praticantes religiosos, não temos compaixão e disciplina como podemos esperar que os outros tenham?
Se conseguirmos criar uma verdadeira harmonia baseada no respeito e na compreensão mútuas, a religião poderá pronunciar-se com autoridade sobre questões morais vitais como a paz e o desarmamento, a justiça política e social, a ecologia e muitos outros assuntos que afectam a Humanidade.
Mas enquanto não aplicamos os nossos ensinamentos espirituais ninguém nos levará a sério.
Isto significa, entre outras coisas, dar um bom exemplo estabelecendo boas relações com outras tradições religiosas."

Podemos salientar que:
Embora possamos pertencer a uma determinada vertente ou linha dentro de um grupo religioso(Gaudiya Vaisnavismo), devemos nutrir um profundo respeito e consideração pelas demais vertentes, considerando-as não como inferiores ou erradas mas simplesmente com um humor específico.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário