terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Literatura Védica

A cultura religiosa indiana é, sem dúvida, a mais fecunda em textos sagrados, e é composta de centenas de textos. É dito que há cinco mil anos o conhecimento que era transmitido por via oral começou a tomar forma escrita. Os textos são escritos em sânscrito, considerada a língua original da humanidade. A escritura original chama-se Veda, que significa conhecimento. Ao ser posto em linguagem escrita, o Veda foi desmembrado em quatro: Rig, Yajur, Sama e Atharva. São escrituras ritualísticas por excelência. Outra classe de escrituras são os Upanishads, de número impreciso, mas considera-se que existem 108 principais. São escrituras essencialmente filosóficas.

Existem, também, os Sutras, que são as referências dos principais sistemas filosóficos. Entre eles, está o Vedanta-sutras, composto pelo sábio Vyasadeva, que é o compilador da maioria desses textos sagrados. Os livros de lei, como Manu-Samhita, formam outra categoria especial. Há os épicos, Itihasas, cujos exemplos mais significativos são o famoso Ramayana, que descreve a história do avatara Rama, e o não menos famoso Mahabharata, que descreve a história da dinastia a qual pertencia o Senhor Krishna. Um dos capítulos do Mahabharata é os ensinamentos de Krishna conhecido como Bhagavad-gita. O famoso Bhagavad-gita é considerado como o mais conciso e sistemático livro de religião, ética, filosofia e metafísica jamais escrito.

Outra importante classe literária são os Puranas, contando dezoito ao todo. Os Puranas narram histórias dos avataras e de grandes santos aliadas a ensinamentos filosóficos profundos. O mais famoso e importante Purana chama-se Srimad-Bhagavatam, escrito pelo compilador dos Vedas, Vyasadeva. A maior parte das histórias sobre a passagem do Senhor Krishna por esse mundo estão descritas nesse livro. Essa obra está publicada em português em dezoito volumes.

Além dessas categorias de literatura sagrada existem algumas outras que não cabe aqui serem descritas por questão de concisão.
No caso da Consciência de Krishna, apesar de todas serem fontes de referência, as escrituras básicas que definem a doutrina são as seguintes: Bhagavad-gita, Srimad-Bhagavatam, Sri Isha Upanishad, a biografia de Caitanya Mahaprabhu chamada “Sri Caitanya-charitamrta, e outras obras de autores da linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário