quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Verdadeira Identidade de Shalagrama


Esse texto foi extraído do blog de Prahladesh Dasa Adhikari

Poderoso Shalagrama Katha dado por Sriman Aindra Prabhu:
O Antar Svarupa de Salagrama - A Verdadeira Identidade de Shalagrama
"Todas as glórias a todos vocês, Hare Krsna !!!
om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya caksur unmilitam yena tasmai sri- gurave namah
sri-caitanya-mano-bhistam staphitam yena bhutale svayam rupah kada mahyam dadati sva padantikam
Hare Krsna !!!
Eu não sou muito bom em fazer piadas e contar coisas, nem tenho comigo um computador bem a minha frente como o devoto de hoje de manhã tinha durante a aula. Então o que vou fazer é simplesmente falar o que for possível sobre alguns tópicos e poderemos almejar o melhor e esperar o pior. Ok?
O que vamos falar agora, um ponto muito forte que as pessoas tocam quando vêm ao meu quarto para ter Darshan de todas as minhas Salagramas.
Tenho muitas Shalagramas, mais de 1200 neste momento, e isto ocupa-me mais ou menos 4 horas diariamente na adoração, para fazer o Puja. Alguém poderá dizer que isto ocupa-me demais, mas devemos entender que pelo menos minha Deidade Pradhana é Govardhana, minha Govardhana é minha Deidade Pradhana. Na verdade tenho quatro Govardhana Shilas e mais de 1200 Shalagramas.
Então, o que eu gostaria de falar é sobre o Antar Svarupa de Shalagrama, ou o aspecto interno da Shalagrama.
Porque ao longo anos, muitas e muitas vezes eu ouço devotos que vêm até mim de diferentes facções da Tradição Gaudiya, tentando convencer-me ou pelo menos a expressar para mim que a adoração à Shalagrama não esta na nossa linha.
Eles dizem que a nossa linha é no humor de Vraja Bhava, e assim nossa linha é adorar Govardhana Shila, porque Govardhana Shila está conectada com Vraja, e é Krsna Vraja Parakiya Rasa Mayi e Shalagrama Shila é Aisvarya Mayi e não adoração Madhurya Mayi.
Mas devemos perceber que temos somente uma pequena percepção sobre o que é a adoração a Shalagrama Shila.
A adoração à Shalagrama Shila não é menos Madhurya Mayi do que a adoração à Govardhana. É simplesmente uma questão do Adhikara da pessoa individual e a sua capacidade interna de acomodar este aspecto na adoração à Shalagrama.
A prova de que Shalagrama é Madhurya Mayi, a prova mais sólida é Radha Ramanaji. Se a adoração a Shalagrama não está na nossa linha, na linha Gaudiya, então porque Caitanya Mahaprabhu apareceu num sonho para Gopal Battha Goswami e disse-lhe para ir ao Nepal obter Sua misericórdia, e qual foi esta misericórdia que ele obteve?
Quando estava a tomar seu banho, e quando estava a recolher alguma água do rio Kali Kandaki, e algumas Shalagramas vieram parar no seu Kamandalu (pote), e ele colocou-as novamente no rio, e novamente elas vieram e mais uma vez ele colcou-as no rio, e na terceira vez quando elas vieram, ele viu que eram doze Shalagrama Shilas no seu pote. Então ele pensou que: "Talvez elas queiram estar comigo". E assim, esta foi a misericórdia que Mahaprabhu estava a referir-se.
Então ele trouxe as Shalagramas para Vraja e o resto da história vocês conhecem como Shalagrama manifestou-se no dia a seguir a Nrsimha Caturdasi como Radha Ramanaji expandindo-Se naquela forma. Pelo menos é o que nos é informado, visto que não nos é permitido ver a parte de trás de Radha Ramanaji, vocês sabem somente aos Goswamis do Templo de Radha Ramana isto é permitido, eles não permitem ninguém no Altar e assim temos que mais ou menos aceitar sua versão. Então Radha Ramana.
Estava a falar com Atul Krsna Goswami a alguns anos atrás, e isto era numa conversa aonde estávamos a falar sobre a viabilidade de adorar Govardhana Shila como Radha, porque há algum debate sobre isto.
Raghunatha Dasa Goswami sempre concebeu Govardhana Sila como Radha Krsna. Govardhana Shila era vista por ele directamente como Krsna e Gunja Mala representando Radharani. E alguém pode dizer isto talvez porque Mahaprabhu deu-lhe a Govardhana Shila representando Krsna e a Gunja Mala representando o abraço de Radharani, e assim Govardhana deveria ser adorada desta forma, e que este deveria ser o padrão aceito.
Mas existem muitos Templos aqui que adoram uma Shila como Krsna e outra Shila como Radha.
Não entrarei muito neste ponto sobre Govardhana, mas a idéia é, o motivo porque mencionei isto, porque Atul Krsna Goswami quando estavamos a falar sobre que no princípio de Bhava Seva existe uma diferença entre Vidhi Marga e Raga Marga e a exteriorização disto e a praticabilidade disto como Bhava Seva em relação a adoração à Deidade.
Quando eu mencionei Bhava Seva, Atul Krsna Goswami disse-me que em Bhava Seva não existem limitações. Lembro-me também de falar com Visvambhara Goswami, o pai de Padmanabha Goswami no Radha Ramana a muitos anos atrás, e ele mencionou como, porque algum debate houve referente ao desentendimento que tive com Narayana Maharaja referente a que uma Govardhana Shila não poderia ser adorada juntamente com uma Dwarka Shila.
E o argumento de Narayana Maharaja era que a Dwarka Shila tinha um Bhava diferente, e que não esta em Vraja Bhava, e dizia mais, que a Dwarka Shila deveria ser adorada como Rukmini, estão a ver, de Dwarka. Na verdade não é de Dwarka, mas do rio Gomati. Assim como Shalagrama é do rio Kali Kandaki nos Himalayas não significa que não pertence a Vraja, é a expansão de Gupta (Oculta) Vrndavana.
De qualquer forma, Visvambhara Goswami levantou o ponto de que eu poderia pegar este relógio, ou um relógio de ouro, pô-lo no Altar e adorá-lo como Radharani. Ele disse que talvez você não seja capaz de fazer isto, mas eu posso, porque posso conectar o externo com o interno, e é um facto que praticamente qualquer coisa pode ser tomada e ser adorada como Radharani, porque cada coisa neste mundo é uma expansão da energia de Radharani.
Maha Maya também é Radharani.
Prabhupada disse que ela é uma fase da Lua chamada Radharani, como a Lua crescente, enquanto Radharani é a Lua cheia, mas é a mesma Lua, vejam, a Lua crescente é a mesma Lua cheia.
Então, neste sentido ele estava a elaborar este ponto.
Desta forma, Atul Krsna Goswami estava a enfatizar o princípio de Bhava Seva, porque de acordo com este princípio de Bhava Seva você pode adorar até mesmo um relógio como Radharani, então o que falar de adorar minha Govardhana Shila como Radharani juntamente com outra Govardhana Shila, e sua argumentação era que no Hari Bhakti Vilasa é mencionado que Shalagrama é melhor adorada juntamente com Gomati Cakra ou Dwarka Sila.
Mas quando mais a frente ele estava a traduzir o Hari Bhakti Vilasa na minha presença numa das secções e estava a descrever como Sanatana Goswami explicou que embora qualquer Deidade de Visnu Tattva possa ser adorada na Shalagrama Sila, qualquer expansão de Visnu Tattva, como Varaha, Kurma, Nrsimha, independentemente das caracteísticas externas, os diferentes Cakras, coisas que são visíveis para nós, ou seja, por exemplo que mesmo que se de acordo com o Shastra identificamos uma Kurma Sila podemos adorá-la como Nrsimha Sila, ou em outras palavras, Nrsimhadeva pode ser adorado numa Kurma Sila, ou Vamanadeva, praticamente qualquer um dEles.
Assim, Visvambhara Goswami mencionou para mim que Sanatana Goswami comentou que mesmo que você possa adorar qualquer Visnu Tattva em qualquer Shalagrama independentemente do Laksana externo, um devoto puro de Krsna irá sempre ver seu ou sua Ista Deva em qualquer Shalagrama independentemente do Laksana externo.
E assim, ele estava a dizer que um devoto puro de Krsna, se é um devoto de Dwarkadish Krsna e está a adorar uma Shalagrama neste humor, desejando ver a forma de Dwarkadish, então Krsna é Bhava Grahi Janardana, ele reciproca com o Bhava individual de cada um em Bhava Seva, e então o Bhava de adorar Dwarkadish certamente acomoda a idéia de Narayana Maharaja que a Dwarka Sila seria Rukmini, porque Rukmini esta em Svakiya Rasa, esta em Dwarka Bhava.
E então, é apropriado adorar Dwarka Sila com Shalagrama no humor de adorar Rukmini Dwarkadish, porque afinal de contas eles devem ser adorados juntos. Assim como você verá? Krsna e Sankarsana ou Baladeva, ver em termos de Sakti Tattva que estão incluídos na Shila.
Mas se o devoto é devoto de Vrajendranandana Krsna, então será inapropriado que o devoto de Vrajendranandana Krsna veja seu Ista Deva Vrajendranandana Krsna na Shila pensando que a Dwarka Sila é Rukmini. Se ele comete este engano, então a Rasa Bhasa está na sua própria concepção errada de pensamento. Não que Rasa Bhasa esteja no objecto que está a ser adorado, como Narayana Maharaja salienta que Govardhana Shila é Vrajendranandana Krsna e que a Dwarka Sila não está em Vraja Bhava e que portanto é Rasa Bhasa. E portanto, tal adoração não pode ser feita.
Mas eu apreciei o argumento de Visvambhara Goswami, porque ele salientou o ponto de que a adoração de Vrajendranandana Krsna na Shalagrama Sila somente será apropriada se feita juntamente com Radharani presente na Dwarka Sila, e que a Dwarka Sila também é Bhava Grahi.
E portanto, de acordo com o desejo individual de ver um aspecto particular de Deus, é assim que a Shalagrama será vista e é assim que a Dwarka Shila será vista, e até mesmo a Govardhana Shila será vista assim, de acordo com um desejo individual, exatamente como aqui no altar do Krsna Balarama Mandir vemos que uma Govardhana Shila é Krsna
e a outra Govardhana Sila é Balarama.
E o Pramana para isto, a prova, é encontrado num livro de Visvanatha Cakravarti Thakura chamado Vraja Riti Cintamani.
Neste livro é mencionado quando Radharani vê uma Shila de cor branca, imediatamente Ela pensa que Balarama está para vir, e assim toma um outro caminho para evitar uma situação embaraçosa, e ele menciona mais a frente quando Radharani vê uma Shila de cor escura, Ela pensa que esta Shila não é ninguém mais do que seu amado Shyama. E quando Krsna vê uma Govardhana Shila dourada, Ele pensa que esta Shila é uma das Suas amadas Gopis, especialmente Radharani. Mas amadas Gopis está no plural. Então temos que no Bhagavad Nivas eles adoram Govardhana Shila, e uma Shila é Krsna, e outra Shila é Radharani, e outras oito Shilas são adoradas como as Ashta Sakis.
Então, isto tem muito a ver com o Adhikara individual, sua elegibilidade, sua capacidade de ver o que é o que, seu desejo, suas aspirações internas de adorar um aspecto particular de Krsna.
E assim, desta forma, Atul Krsna Goswami estava a levantar um ponto comigo deste princípio de Bhava Seva e ele mencionou que quando Gopal Bhattha trouxe as Shilas, ele trouxe doze Shilas, mas uma delas, Damodar Sila transformou-se em Radha Ramanaji, e Radha Ramanaji tem Seu local, mas existem as outras onze Shilas. Então o que eles fizeram? Eles troxeram uma Govardhana Shila e colocaram com estas onze Shilas, Shalagrama Shilas e ele disse que eles adoram-nas como Dwadasa Gopala no Templo de Radha Ramana. Em outras palavras, eles adoram, eles não somente adoram Radha Ramana em Vraja Bhava, mas adoram todas aquelas Shalagramas no humor de Vraja Bhava.
E então, ele colocou este ponto para mim.
Como de acordo com Bhava alguém pode e quer ver, mas deve haver Bhava e não simplesmente uns traços disto. Algo mesmo real manifesto no coração na forma de um desespero sincero de alcançar um relacionamento amoroso com o Senhor do seu coração.
Então, é mesmo assim, temos que ver praticamente qual o humor de Prabhupada. Em alguns locais, no Srimad Bhagavatam ou no Sri Chaitanya Charitamrta nós encontraremos que Prabhupada menciona que Shalagrama é Narayana Shila, mas devemos também lembrar que Narayana é outro nome para Krsna. Narayana não significa necessariamente um nome de Vaikuntha, mas de qualquer forma mesmo que ele tenha mencionado Vaikunthanatha Narayana no humor de Aisvarya.
Meu grande amigo Radhanatha Maharaja, disse-me uma vez que Srila Prabhupada deu duas Shalagramas Shilas para Kuladri que era o Presidente de Nova Vrndavana naquela altura. Uma era adorada pessoalmente por Kuladri Prabhu e a outra foi dada ao Pujari principal para ser adorada no Templo. E este Pujari era Radhanatha Prabhu naquela altura, agora Maharaja.
Então, Radhanatha Maharaja disse-me que Prabhupada instruiu directamente Kuladri para vestir a Shalagrama com Dhoti amarelo, Mor Mukut e uma flauta.
Então quando Vrajendranandana Krsna, quando Krsna deixou Vrndavana e deixou para trás Sua flauta. Não foi? Então onde está o tocador de flauta? O tocador de flauta está em Vrndavana.
Então, Prabhupada disse-lhe que ele deveria adorar com este humor, com Dhoti amarelo, Pitambar Vesha, Mor Mukut e flauta, assim mesmo.
E mais, uma outra prova do humor de Prabhupada é Jananivas em Mayapur.
Prabhupada estava a tentar dar a Jananivas uma Shalagrama Shila, e Jananivas estava recusando aceitar ao dizer a Prabhupada:
"Mas Prabhupada eu não tenho inclinação, não tenho Nistha para adorar Narayana, quero adorar Radha Madhava".
Então qual foi a resposta de Prabhupada?
Ele disse: "Quem disse que Ele é Narayana?"
"Eu digo que Ele é Krsna. Agora apanhe esta Shila e adore-a como não sendo diferente de Madhava".
Então desta forma, Prabhupada expressou-se. E mais...
existem outros pontos no que concerne a identidade interna de Shalagrama, e isto é evidente na história do aparecimento de Shalagrama Shila.
A Gopi Tulasi em Goloka Dhama, vejam, primeiro que tudo isto foi em Vrndavana, Goloka Vrndavana. Este incidente passou-se completamente em Vrndavana e não em Vaikuntha. Quando Tulasi ficou inconsciente, é mencionado num dos Puranas, como Tulasi ficou inconsciente, penso que foi na dança da Rasa, não foi?
Estava a ocorrer a dança da Rasa e Tulasi ficou inconsciente devido ao êxtase de estar com Krsna.
Assim, Radharani ficou insensível, porque depois de tudo o espetáculo deveria continuar, e talvez Ela estivesse fora de Si. De qualquer forma, é descrito como Radharani amaldiçoou Tulasi a descer a este mundo material e quando ela apareceu ela ficou conhecida como Tulasi Maharani. E também, Sudama e não Sridama irmão de Radharani, mas Sudama Gopa num certo ponto, tanto quanto me lembro quando Viraja esta a encontrar-se com Krsna em privado e Radharani queria saber acerca de Krsna e encontrou Sudama na entrada do Viraja Gopi Kunja e Sudama estava a negar que Krsna estava lá. Mas Radharani não aceitou e começou a chamar Viraja para sair.
E Viraja também negou, mas sem se dar conta estava com o Cadar de Krsna, e Radha perguntou de quem era aquele Cadar, e ela amaldiçoou Viraja para aparecer neste mundo material, e amaldiçoou Sudama, porque Sudama estava a negar.
E Ela o amaldiçoou a tornar-se um demônio. E assim ele tornou-se o demônio Sankacuda. E então como geralmente acontece houve uma pequena retaliação.
Sudama amaldiçoou Radharani a ficar longe de Krsna por durante cem anos. E é assim porque em Bhauma Lila quando Krsna vai para algum local distante, para morar, um lugar distante como Dwaraka, por cem anos Ela tem que sentir a separação de Krsna, e cada um destes momentos parecem como milenios devido a mais intensa separação de Krsna.
Na história houve uma benção de Brahma, Tulasi Gopi e Sudama casaram observando os rituais do casamento Gandharva e assim claro que Tulasi estava executando penitências para apaziguar o Senhor Brahma para obter Narayana como seu espôso. Mas vocês consideram que Krsna permitiria que ela casasse com Narayana e não com Ele?
De qualquer forma, primeiramente Tulasi Gopi e Sankacuda casaram-se.
Ambos eram Jati Smarana, ou seja, eles sabiam de suas vidas anteriores em Goloka Dhama. Eles nunca perderam suas memórias de suas posições como Gopa e Gopi. Mas porque havia um pequeno desejo no coração de Sudama sendo uma manifestação parcial de Krsna, uma manifestação do Svarupa Sakti do seu Purusha Abhimana Krsna, naturalmente ele tinha um pouco de Purusha Bhava nele próprio e ele desejou unir-se a Tulasi Gopi e dessa forma arranjos foram feitos no "sistema transcedental", como Prabhupada costumava dizer para que os dois pudessem unir-se não em Goloka Dhama mas no mundo material.
Então eles tornaram-se marido e mulher e Brahma deu a benção a Sankacuda de que sempre que ele estivesse com um amuleto de Narayana Kavaca e também que se sua espôsa se mantivesse impoluta e intocada por outro homem, ele seria invencível.
Então ele tornou-se um pouco orgulhoso, embora seja um devoto de primeira classe de Krsna. Mesmo como Sankacuda, ele adorava Krsna, Vrajendranandana Krsna e não Narayana.
E no curso da sua exploração universal os Semideuses tornaram-se perturbados e aproximaram-se do Senhor Brahma que delegou a responsabilidade ao Senhor Shiva.
E assim o Senhor Shiva aceitou o desafiou de lutar com Sankacuda. E eles lutaram, lutaram, lutaram e o Senhor Siva usou sua arma poderosa Pasu Pati mas não conseguia vencê-lo porque a benção de Brahma mantinha-se intacta, e ainda que Sankacuda fosse capaz de matá-lo visto que está numa posição superior a Siva, e não sabemos porque não o fez, sendo uma manifestação de Vrajendranandana Krsna. Mas de qualquer forma isto é Lila.
Então a Lila foi que os Semideuses aproximaram-se de Visnu e Visnu disse: "Não temam que Hari irá tomar conta de tudo".
Mas a qual Hari estava Visnu a referir-se?
E assim Hari assumiu a forma de um Brahmana idoso que aproximou-se de Sankacuda, o qual era muito atencioso para com os Brahmanas, e Sankacuda foi mais ou menos forçado pelas circunstâncias a abandonar sua Kavaca.
Então Hari disfarçadamente, assim como, temos que lembrar-nos, como dizer, que Hari é muito "enganador". Assim como as vezes Krsna assume a forma dos Semideuses, ou as vezes Krsna assume uma forma feminina, ou as vezes Krsna assume a forma de quatro braços de Narayana. Assim como em Govardhana ao fazer a Rasa Lila, e as Gopis estavam a procura de Krsna e elas prostraram-se perante a forma de quatro braços mas que não era Narayana. Era Krsna a brincar, a fazer um "show". Então quando Radharani veio , Ele não conseguiu manter-se. Ele "descontrolou-se" e perdeu Seus dois outros braços.
Desta forma, Krsna é perito em assumir diferentes disfarces. Assim como assumiu o disfarce de um Brahmana idoso, também assumiu um disfarce perfeito, uma representação perfeita, uma réplica de Sankacuda.
E como um marido impostor, um Sankacuda impostor aproximou-se do palácio de Tulasi Maharani com muita pompa e distinção como se estivesse a voltar vitorioso da batalha.
Então Tulasi Maharani recebeu-o e apropriadamente recompensou-o na privacidade dos seus aposentos. Mas depois de estarem juntos, ela realizou que os sentimentos que tinha naquela circunstância não eram os mesmos quando estava junto com Sankacuda. Mais, era muito diferente e arrebatador. Afinal de contas, era Krsna directamente.
Devemos analizar o que realmente aconteceu naquela altura.
Você não vai encontrar em nenhuma parte dos Shastras que Narayana é Parakya Rasa Mayi. Ele não desfruta Parakya Rasa. Visnu não desfruta de Parakya Rasa. Nem nenhum dos Dasa Avataras desfrutam Parakya Rasa, com excepção de Balarama, Vrajendranandana Balarama.
O facto é que Sankacuda, o Sankacuda impostor que era Hari Ele mesmo estava a desfrutar da mulher de outro em Parakiya Rasa.
Somente Krsna e Balarama, um aspecto de Balarama em Vraja, desfrutam de Parakya Rasa.
E assim como Ele aceitou a forma de quatro braços perante Tulasi, também aceitou a forma de quatro braços perante as outras Gopis que não eram Tulasi Gopi e nenhuma delas fez com que Ele deixasse Seus quatro braços. Somente Radharani fê-lo. Portanto, Ele era bastante capaz de manter Sua forma de quatro braços perante Tulasi.
Então Tulasi Gopi tornou-se muito desgostosa após perceber que Sankacuda que ela sabia ser um devoto muito querido do Senhor Krsna havia sido derrotado. Ela disse a este Hari, com quatro braços: "Como pudestes fazer isto? Simplesmente para satisfazer os Semideuses, Sakama Bhaktas, como pensastes em destruir Teu próprio devoto, quando pessoalmete dissestes: "Meu devoto jamais perece". Como pudestes fazer tal coisa? Tens o coração tão duro que preferes satisfazer os Semideuses ao invés do Teu devoto puro. E então porque Teu coração é tão duro como uma pedra, eu amaldiçoo-Te a tornar-Te numa pedra."
Mas quem ela amaldiçoou a tornar-se numa pedra?
Ela amaldiçoou aquela pessoa que provocou a queda do Seu próprio devoto.
Devoto de quem?
De quem Sankacuda era devoto? Ele era devoto de Krsna desde sempre.
Ele era devoto de Krsna. E a razão porque ela estava a amaldiçoá-Lo era porque ela realizou que Ele tinha feito Parakya Rasa com ela, e ela tornou-se poluída e assim a benção de Brahma tinha terminado e fê-la perceber que a vida de Sankacuda havia terminado.
Então, porque Ele é Parakya Rasa Mayi, e porque Ele matou Seu próprio devoto, um devoto de Vrajendranandana Krsna. Devemos compreender que quem foi amaldiçoado a tornar-se uma pedra foi na verdade Krsna.
Krsna é quem foi a maldiçoado a tornar-se uma pedra.
E assim, foi Krsna que tornou-se numa Shalagrama. E o Shastra estabelece que Krsna, Vrajendranandana Krsna, isto é mencionado nos Puranas que Vrajendranandana Krsna está presente em todas as Salagramas, independentemente das características externas.
Então, se Vrajendranandana Krsna está em todas as Shalagramas não é de estranhar que a Damodara Shila tenha se manifestado como Radha Ramana.
Quem é Radha Ramana?
Ele é aquele que dá prazer à Radharani. Ele não é aquele que dá prazer à Laksmi, não é aquele que dá prazer à Rukmini, nem certamente dá prazer à Kubja, mas é aquele que dá prazer á Radharani.
Então este Krsna que desfruta de Parakya Rasa assim como desfrutou de Parakya Rasa com Tulasi Maharani é a identidade real de Salagrama.
Shalagrama é Krsna, Shalagrama é Vrajendranandana Krsna. Ele é o amante das Gopis, o amante de Radharani, o filho de Nanda Baba, o amigo de Subala, este é Shalagrama.
Então se este é Shalagrama, e você pensa que Shalagrama é Asvarya Bhava Mayi, então esta sim é Rasa Bhasa, e porque você está absorto em adorar Vrajendranandana Krsna como Aisvarya Mayi, a Personalidade de Deus, como você pensa que Vrajendranandana Krsna irá revelar-se para você? Porque Ele iria revelar-se para alguém completamente incapaz de identificar Sua verdadeira identidade? Ele irá iludir o devoto, permitindo que tal devoto pense que Ele é Aisvarya Mayi Narayana ou o que seja e que não está na nossa linha.Em relação a identificar uma Shalagrama Shila de acordo com suas marcas externas, eu não me interesso muito sobre isto.
A dificuldade é que no Sastra menciona-se um tipo de Shila como Sankarsana mas num outro Shastra o mesmo tipo de Shila é mencionada como Pradyumna. Qual está certo?
E em muitos locais isto ocorre. É frustrante quando você tenta perceber qual o tipo de Shila.
Algumas Shilas são consideradas inauspiciosas para a adoração e algumas são consideradas auspiciosas.
Mas somente um tolo poderia considerar que existe algo de inauspicioso e auspicioso acerca de Krsna.
Se alguém pensa que existe algo de inauspicioso acerca de qualquer Shila, mesmo uma Shila quebrada, então ele merece obter o resultado de adorar uma Shila quebrada que é aumentar a ansiedade, desapontamento, a morte, a morte da espôsa, doença, assim como uma Shila vermelha que diz-se que aumenta as doenças, eu tenho duas Shilas vermelhas, talvez por isso tenha sempre problemas na garganta.
Mas este é um preço muito pequeno à pagar pelo amor à Deus.
Aqueles que são Sakama Bhaktas irão considerar o Laksana de que se é benéfico adorar uma Shila ou não. Mas Niskama Bhaktas e devotos puros não pensam nestes termos. Mais eles não adoram para obter resultados, mas adoram para dar prazer à Krsna.
Eles adoram porque não podem viver sem Krsna e necessitam estar ocupados na sua relação original constitucional com Krsna, e Shalagrama tão bondosamente apareceu, independentemente da identidade de Shalagrama.Nós sabemos quem é Shalagrama. Salagrama é Krsna. Mas porque Ele aparece em diferentes disfarces como descrevemos anteriormente, da mesma maneira Ele manifesta diferentes disfarces para confundir devotos menos avançados, Prakrta Bhaktas ou para pensarmos que Ele é quem na verdade não é. Ou então Ele coloca estas diferentes vestimentas para lembrar os puros devotos dos diferentes aspectos da personalidade de Krsna. A personalidade de Krsna é a origem de todas as outras personalidades de Deus.
Vocês encontrarão no Hamsaduta de Rupa Goswami e no Ananda Vrndavana Campu de Kavi Karnapura a descrição de como as Gopis vêm Krsna como Dasa Avatara. Elas dirão que Krsna com Candravali, parece-se com Nrsimha Krsna. As Sakhis de Radha provocam Krsna desta forma. Em outras palavras, podemos ver o aspecto original de Nrsimhadeva em Krsna. Em Krsna, a personalidade original do qual tudo vem a ser. Qualquer coisa que exista em Nrsimhadeva, existe originalmente na personalidade de Krsna. Então Ele manifesta-se como uma Nrsimha Shila para relembrar Seu devoto deste aspecto da Sua personalidade. Da mesma forma, Ele manifesta-se como uma Vamana Shila. Assim como Vamana tomou tudo de Bali. Bali ofereceu tudo ao Senhor Vamana que queria mais. Então, da mesma forma Radharani oferece tudo à Krsna, e Krsna de uma forma ingrata, claro que Ele nunca é ingrato, proporciona uma separação insuportável. E assim, diferentes aspectos da personalidade de Krsna podem ser vistas em diferentes situações. E isto não deve perturbar nosso Ekantika Bhava. Se você adora Shalagrama, muitas e muitas Shalagramas. Eu tenho mais de 1200, mas vejo-as todas como Krsna. Com excepção de um último ponto, assim como qualquer Visnu Tattva pode ser adorado em qualquer Shalagrama, Shalagrama pode ser adorada como Gaura Krsna. Por adorar Shalagrama como Gaura Krsna, Gaura nunca considera nenhuma ofensa. Nesta adoração à Shalagrama as ofensas na adoração à Deidade, Seva Aparadha, são destruídas. E a prova de que Shalagrama é Gaura, e pode ser adorada como Gaura é também Radha Ramana. Gaura apareceu num sonho para Gopal Battha Goswami e expressou que Ele não era diferente de Radha Ramana. Radha Ramana é Caitanya Mahaprabhu, embora seja adorado como Radha Ramana e muitos pensem nEle em termos de ser Krsna, mas ao mesmo tempo vêm-No como Caitanya Mahaprabhu. Somos seguidores de Caitanya Mahaprabhu. Eu também adoro uma Shalagrama como Caitanya Mahaprabhu e outra Shalagrama como Nityananda e tenho duas Shalagramas que adoro como Syama Balarama. Tenho uma clara que adoro como Balarama. Todas as outras são escuras porque sinto falta Dele. Eu adorei Radha Syamasundara todos os dias por um ano e meio no Templo e quando deixei este seviço pelo serviço de Kirtana, e isto tornou-se bastante intenso para mim eu precisei de algo para preencher o espaço vazio de todo aquele "negro".
E assim precisei de pelo menos 1200 Salagramas (risadas) para satisfazer meu desespero deste "negro", o qual tem tudo a ver com Syamasundara."
Fim da citação.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari