segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DOCINHO DE GRANOLA

Ingredientes: 1 xícara (chá) de aveia em flocos – ½ xícara (chá) de farelo de aveia – ½ xícara (chá) de farinha de trigo – 1 banana nanica grande bem amassada – 50 gramas de coco ralado desidratado (opcional) – 2 colheres (sopa) de uva passa sem sementes – ½ xícara de proteína texturizada de soja fina – 2 colheres (sopa) de mel (ou melado de cana ou 1 sachê de adoçante natural) – 2 colheres (sopa) de raspas da casca de limão – 1 colher (chá) de essência de baunilha - 4 colheres (sopa) de semente de linhaça pré-hidratada (ver receita abaixo).Para decorar: achocolatado em pó, farelo de aveia ou leite em pó.
Como pré-hidratar a semente de linhaça: coloque de molho 1 medida de semente de linhaça + 1 medida de água. Deixe de molho por toda a noite ou por um mínimo de 4 horas. A linhaça pré-hidratada contém mais vitamina C, enzimas e outras substâncias saudáveis, típicas em alimentos germinados. Outra propriedade positiva é que ela assim preparada não irá causar flatulência.
Preparo: misture numa tigela todos os ingredientes até obter uma massa sequinha, porém ligada. Enrole bolinhas, passe no achocolatado e arrume em forminhas de papel. Na geladeira dura até 3 dias.

Picles Indiano de Limão

Receita da milenar Medicina Ayurvédica - um tratamento exemplar para tratar problemas crônicos de digestão e úlcera. Ao estimular todas as papilas através da presença de todos os sabores, são acordados todos os órgãos do sistema digestivo e excretor, portanto, todos os sentidos.

Preparo: a receita original é com o limão siciliano, porém pode ser preparada com qualquer variedade de limão. O mais importante é que seja um limão da época, maduro e saudável.
Lavar 24 limões em água quente e enxugar com um pano limpo e seco.
Cortar 12 limões em 8 partes iguais e reservar.
Os outros 12 limões devem ser cortados primeiramente ao meio e espremidos. Reservar o suco. Cada metade já espremida (carcaça) deverá ser cortada também em 4 partes iguais.
Colocar todos os limões já cortados (espremidos e não espremidos) num pote de vidro transparente. Não pode ser de outro material.
Acrescentar a seguinte mistura de especiarias previamente moídas (ver tabela acima): 30 g de cominho semente, 30 g de coentro semente, 15 g de mostarda sementes , 8 g de pimenta-do-reino preta em grão, 4 g de noz-moscada ralada, 2 colheres de sopa de sal marinho, 4 colheres de sopa de melado.
Acrescentar o suco dos limões, tampar e agitar para impregnar todos os pedaços de limão.
Manter o pote sob luz solar direta por mínimo 30 dias.
Importantíssimo: para evitar que se formem fungos, não permitir que nenhuma água ou utensílio úmido entre em contato com o picles antes dos 30 dias do seu preparo. Durante os 30 dias é fundamental agitar o pote diariamente para favorecer a integração dos sucos e condimentos com as cascas do limão.
Função: este picles contém os 6 sabores: amargo e adstringente da casca do limão, ácido do suco do limão, salgado, doce e picante, além de outras ervas/condimentos que acordam/ativam todos os elementos e sistemas excretores. Ele tem o poder de acordar e limpar todas as papilas, por consequência todos os órgãos do sistema digestivo e excretor. Seu consumo diário impede o desenvolvimento de problemas gástricos e digestivos no organismo. Torna-se mais poderoso quanto maior seu tempo de preparo. Seu poder terapêutico também está no fato da casca, com todas as suas propriedades medicinais, ser fermentada no suco da própria fruta e no sol. Ideal usar para acompanhar o almoço.
Posologia e tratamento: ingerir 1-2 pedaços do picles, diariamente, juntamente com o almoço.
Esta receita faz parte da Oficina do Limão I e do Livro O poder de cura do Limão - Conceição Trucom - Editora Alaúde
Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, que fornecem indicações de uso e receitas. O fato de o limão ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com responsabilidade.