sábado, 27 de dezembro de 2008

Sri Sri Siksastaka!

Composição de Sua Onipotência Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu
Significados de Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Sarasvati

Verso 8

aslisya va pada-ratam pinastu mam
adarsanan marma hatam karotu va
yatha tatha va vidadhatu lampato
mat-prana-nathas tu sa eva naparah

Que Krsna abrace com firmeza esta criada, a qual está caída a Seus pés de lótus, ou que Ele pise em mim ou despedace o meu coração evitando estar presente diante de mim. Ele é um libertino, afinal, e pode fazer o que bem entender. Entretanto, Ele sempre será o Senhor adorável de meu coração incondicionalmente.

“Sou meramente uma despretensiosa criada das gopis, as quais estão absortas no variado serviço aos pés de lótus de Sri Krsna. Krsna talvez me abrace, talvez tire proveito de mim, ou Ele talvez parta o meu coração não Se colocando em minha presença. Ele é um libertino (lampatah) sempre ocupado em seduzir e desonrar as jovens gopis. Que Ele triunfe fazendo o que quer que Lhe compraza; Ele, independente de tudo, é o amado Senhor de meu coração – nada senão o amado Senhor de meu coração – e não me há ninguém além dEle. Sri Krsna é a Pessoa Suprema, plenamente independente; e agir de acordo com os Seus desejos é a minha única religião. Eu não sou nem independente nem suficientemente caprichosa para me desviar dessa atitude de serviço ou para ir contra a Sua vontade”..

No estágio de perfeição, a alma espiritual é destituída tanto de designações materiais corpóreas como de designações mentais de mesma categoria e alcança então o reino transcendental de Vrndavana-davana, o parque de diversões eterno do Senhor Krsna, onde todos os desejos dEle são atendidos. Então, a alma espiritual se torna uma assistente feminina de uma gopi e serve Krsna em sua identidade espiritual original (siddha-deha) abençoada com sentidos supramundanos (aprakrta). Seu único objeto de meditação é a satisfação dos desejos de Krsna – esta é a verdadeira forma de prema-bhakti, a devoção imaculada ou o amor a Deus.

A alma espiritual, agora livre de toda contaminação e existindo no mundo espiritual, jamais deve se considerar como a asraya-vigraha, ou o eterno emblema sustentador do amor espiriual a Sri Krsna, senão que deve sempre se considerar subserviente à verdadeira asraya-vigraha, Srimati Radharani, sempre considerando-se Sua seguidora e uma aspirante à Sua misericórdia. Muito embora a alma espiritual seja querida ao Senhor Krsna; tanto por constituição como pelo desejo do Senhor, ela é da categoria de jiva-tattva, parte e parcela distinta do Senhor.

Sumário e Encerramento

Em todos os oito slokas do Siksastaka, os três princípio de sambhandha, abhidheya e prayojana foram explicados por intermédio de abhidheya. No primeiro sloka, o processo (sadhana) de Sri-krsna-sankirtana foi descrito de maneira geral; no segundo, apresentou-se a consciência da própria inaptidão para a execução da tão-excelente forma de sadhana anteriormente apresentada; no terceiro sloka, ensinou-se o método para se cantar o santo nome; no quarto, apresentou-se a necessidade da pessoa se livrar de desejos desfavoráveis (pratikula vancha) e da frustração (kaitava) na forma da busca por moksa; no quinto, introduziu-se a identidade espiritual original da jiva (svarupa-jnana); no sexto, apresentou-se como a pessoa experimenta sua boa fortuna de se aproximar do Senhor; no sétimo, descreveu-se o humor de separação (vipralambha) naqueles que obtiveram qualificação superior; e no oitavo e último, apresentou-se como obter a perfeição mais elevada da busca pela meta absoluta pessoal (sva-prayojana).
Nos primeiros cinco slokas, instruções referente a sambandha-jnana, ou o conhecimento referente à nossa eterna relação com o Senhor Supremo e a Suas potências multifárias, foram apresentadas pelo intermédio de abhidheya. Em todos os oito slokas, o princípio de abhidheya, ou prestação de serviço devocional, foi descrito. Nos três slokas finais, encontram-se instruções referentes a prayojana, ou a meta última.

Os primeiros cinco slokas descrevem sadhana-bhakti, os dois seguintes, bhava-bhakti. Os slokas do sexto ao oitavo, e especialmente o sétimo e o oitavo, lidam com prema-bhakti.

Com a apresentação do seguinte sloka composto por Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, verso este que expressa os meus sentimentos, ofereço minhas reverências aos pés de todos os leitores e encerro minha dissertação:

aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas-tad-dhama vrndavanam
ramya kacid-upasana vraja-vadhu-vargena ya kalpita
srimad bhagavatam pramanam-amalam prema pumartho mahan
sri caitanya mahaprabhor-matam-idam tatradaro nah parah

“A Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, o filho de Maharaja-nanda, e Sua morada transcendental, Sri Vrndavana-dhama, os quais se contituem da mesma substância espiritual, são o meu objeto de adoração. O mais excelente método de adoração a Krsna é o método adotado pelas jovens e belas vaqueirinhas de Vraja, e o Srimad-Bhagavatam é completamente imaculado (nirmala) e a mais autorizada de todas as escrituras (sabda-pramana). Krsna-prema é a quinta e mais elevada aquisição da vida humana (pancama-purusartha ou parama-purusartha), superior às quatro metas Védicas de dharma, artha, kama e moksa. Tal é a opinião conclusiva do Senhor Caitanya, conclusão esta que é absolutamente estimada e favorecida por nós. Pelas demais opiniões, não temos nem interesse nem respeito”.


Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – Outras traduções disponíveis em www.devocionais.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário