sábado, 27 de dezembro de 2008

PRASADA ki jay!!! Receitas!




HALAVA 1
250 gramas de semolina fina-250 gramas de açúcar-250 gramas de manteiga-100 gramas de frutas da estação -50 gramas de avelã picada3/4 de litro de água ou de leiteFerva a água ou leite com o açúcar e mantenha em fogo baixo. Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo baixo, juntando a semolina e as avelãs. Doure a semolina por 15 minutos, mexendo constantemente, pois a semolina tende a queimar-se com muita facilidade. Junte as frutas à água ou leite, e despeje sobre a semolina, mexendo vigorosamente para que não se forme pelotas. Retire do fogo quando apresentar consistência pastosa.A Halava é mais saborosa quando servida quente.



HALAVA 2
250 g de farinha (mandioca crua ou semolina)
250 g de açucar cristal
150 g de manteiga (margarina ou creme vegetal não servem)
1 litro de leite
150 g de uva passa sem caroço se preferir poderá trocar a uva passa por banana, manga, mamão, morangos, goiabada, ameixa, frutas cristalizadas ou qualquer outra coisa que vc goste, mas não misture tudo use só um item de cada vez.

Pegue a uva passa e deixe numa vasilha pronta para fazer a mistura do doce que exige agilidade e tem que ser rápido.
Pegue uma panela grande, derreta a manteiga e logo após coloque a farinha para ir dourando, mexa sempre a farinha com uma colher de pau bem cumprida para não queimar nem a farinha nem a mão.
Ao mesmo tempo numa leiteira coloque o açucar e o leite para ferver. Calcule o tempo pois quando a farinha estiver dourada quase marrom o leite deve estar fervendo.
Agora muito cuidado para não se queimar. Quando a farinha estiver no ponto jogue toda a uva passa e em cima da uva passa pelo menos meio litro de leite fervendo e ao mesmo tempo vá mexendo com força para não empelotar se precisar coloque mais leite até dar o ponto de mingau e ai pode desligar.
Esse doce é servido quente e é medicinal, mas é muito gostoso frio também. Ele não estraga fácil mesmo ficando fora da geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário